Conteúdos teóricos e práticos da disciplina de comunicação gráfica audiovisual - CGA - CMRPP

quarta-feira, 3 de março de 2010

CCD/CMOS




Tal como nas câmaras convencionais, a câmara digital contém uma série de lentes, que conduzem a luz para o sensor. Mas em vez de expor um filme fotográfico, utiliza um aparelho semicondutor, que regista a luz electricamente através de uma gradação em volts, medindo a descarga eléctrica gerada pela luz. O micro-computador então transforma essa informação eléctrica e analógica em dados digitais, no caso de utilização de sensores CCD, tratando-se de uma CMOS, como veremos a seguir, a captação da imagem já é feita electronicamente, de forma digital, poupando assim o tamanho e o preço deste tipo de sensor e facilitando sua transformação em imagem.

Existem dois tipos de sensores de imagem que convertem a luz em cargas eléctricas, são eles:

1. CCD - charge coupled device
2. CMOS - complementary metal oxide semiconductor

* O CCD – transporta a carga pelo chip e lê o valor na esquina da linha. Um conversor analógico-para-digital então troca o valor do pixel para o valor digital, pela medição da quantidade de carga em cada célula.
* O CMOS usam vários transistores para cada pixel para amplificar e mover a carga usando os tradicionais fios. O sinal já é digital por isso não necessita do conversor analógico-digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário