Conteúdos teóricos e práticos da disciplina de comunicação gráfica audiovisual - CGA - CMRPP

terça-feira, 27 de outubro de 2009

IRMAOS LUMIERE:


No dia 27 de Dezembro de 1895,os irmãos Lumière organizam a primeira projecção cinematográfica pública e paga. Os bilhetes de entrada custavam 1 franco e davam direito a ver dez pequenos filmes de cerca de um minuto cada um. O público, a princípio, mostra-se desconfiado. Contudo, os primeiros espectadores ficaram estupefactos ao ver a chegada duma locomotiva na gare de Ciotat. Alguns dos espectadores chegaram mesmo a fazer um movimento de recuo para escapar ao avanço da máquina, pensando que ela se precipitaria realmente sobre eles. A esta primeira projecção assistiram trinta e três pessoas, entre elas Georges Méliès.
Georges Méliès, tentou negociar com os irmãos Lumière a compra do invento, por uma grande soma de dinheiro mas os irmãos recusaram, explicando que o cinematógrafo não era uma diversão, mas sim, uma técnica científica moderna sem interesse comercial. Numa entrevista, Meliès disse:
«No fim da sessão, fiz ofertas aos senhores Lumière para a compra de um dos seus aparelhos para o meu teatro. Recusaram. Cheguei a oferecer-lhes 10.000 francos, o que me pareceu uma soma enorme. O senhor Thomas, director do Museu Grévin, com o mesmo objectivo, ofereceu-lhes 20.000 francos, que foram também recusados. Por fim, o senhor Lallemand, director do teatro Folies-Bergères, também presente, chegou aos 50.000 francos. De nada valeu..."


O video que se segue o dos irmãos Lumiere " Chegada a Estação" de 1895:


Sem comentários:

Enviar um comentário